09/06/2007

Cinofilia

Eu sou CINÓFILA !

Como nesse bloguinho sempre vai haver presença de meus cães, resolvi colocar aqui um pouco do que é isso na minha vida. Tenho criado Collie de pêlo longo por quase 16 anos e, recentemente comecei a criar Welsh Corgi Pembroke, ambos são cães pastores e ambos se originam da Grã-Bretanha, mas propriamente da Escócia. Ambos são cães do Grupo 1 , cães pastores.

Bom, vamos começar isso assim...o que é Cinofilia? Cinofilia é a criação e estudo de cães de raça pura.

Quem é o cinófilo? Toda pessoa que cria e se dedica a aperfeiçoar uma raça de cão, em outras palavras um "criador".

Como se faz o aperfeiçoamento de uma raça...bom daí a coisa já é menos simples mas, ainda assim dá para explicar ao leigo e, é o que vou fazer agora.

Criar cães como cinófilo exige que você estude a raça de cão que quer criar e se torne um especialista no assunto. A cinofilia existe em todo o mundo, existem orgãos competentes e a coisa é bem séria, principalmente fora do Brasil.

Existem clubes de raça próprios a cada raça, existem clubes ecléticos que são de todas as raças, existem confederações estaduais, todas filiadas a CBKC que é a confederação Brasileira de Cinofilia (cada país tem sua confederação) e todos são filiados a FCI , confederação Internacional com sede na Bélgica. Com excessão dos Estados Unidos da América o AKC , é claro!...depois vou falar da diferença entre Americanos e o resto do mundo.

Já nesse ponto quero deixar bem claro que criador cinófilo não é aquele que tem cães de raça e faz ninhadas para vender os filhotes no pet-shop , mas sim uma pessoa que estuda um "padrão" (vou explicar isso daqui a pouco) e que tenta colocar o melhor macho para cruzar com a melhor fêmea de seu plantel (nesse caso, plantel são os cães que o criador tem em seu canil) para aprimoramento de uma determinada raça.

É claro que o criador tem um objeto em ter uma ninhada, normalmente o criador é também um "Expositor" , ou seja ele expõe seus cães em concursos de beleza , isso também vou explicar logo mais. E, é verdade também que o criador não fica com todos os filhotes que nascem em uma ninhada e então, ele coloca á venda os filhotes que não forem ficar em sua propriedade. O expositor é também um cinófilo , mesmo que ele não seja um criador. Existem inclusive pessoas que trabalham e ganham a vida nisso, expondo cães de raça em exposições de beleza para proprietários que não são criadores, essas pessoas são chamados de "Handlers" e, o proprietário que expõe seu cão e não é criador é também um cinófilo. O cara que julga os cães , o árbitro também é um cinófilo. Espero que não tenha complicado muito sua cabeça... Então é isso, quem são os Cinófilos: criadores, proprietários e handlers e árbitros.

Quanto ao Padrão...o que é um padrão da raça? Padrão é o parâmetro que o criador tem para criar cães de raça pura, cada cão tem seu padrão e este se define por um conjunto de caracteristicas que descrevem o ideal para cada raça , quanto mais próximo o cão estiver dessas caracteristicas mais próximo do ideal ele estará, portanto sendo assim o melhor exemplar da raça. Nele você encontra definições para o correto e desejado , para o incorreto e o indesejado assim como o para o desqualificante..peso máximo e mínímo, altura máxima e mínima, descrição da aparência geral do cão e temperamento do mesmo. Como eu disse, cada raça de cão tem seu padrão e ele é sempre feito por estudiosos do País de origem da raça e, as caracteristicas são definidas levando-se em conta o tipo de "função" para o qual foi criado o cão. Cães de Raça Pura aqui se definem por Cães com Pedigree (registro de nascimento do cão onde constam os ancestrais do mesmo)

Essas funções são separadas por grupos. Cada grupo desempenha uma função...aqui no Brasil eles são 11 , temos grupos de pastoreio, caça, aponte e levante, guarda, companhia e outros... enfim aos olhos do leigo alguns que tem função diferente parecem fazer a mesma coisa então para não complicar vamos deixar essa informação assim, mas se alguém quiser saber em detalhes é só acessar a página da CBKC na internet que lá tem tudo, grupos, raças e padrões. Nas exposições de beleza, os cães são analizados por um árbitro, este pode ser especializado (quando ele é criador de uma determinada raça , ele é um árbitro especializado) ou um "All Round" , árbitro que julga todas as raças de todos os grupos. Esses juízes estudam e depois de um período e algumas exigências, prestam exames para serem aprovados como aptos a exercerem a função de árbitro. O árbitro tem a palavra final e é ele que escolhe o vencedor dentre os cães que estão em pista participando da exposição de beleza, e ele usa para fazer sua escolha o padrão da raça, então o cão é minuciosamente avaliado e aquele que mais se aproximar do Cão Ideal é o vencedor.

Bom, como falei antes, a maioria dos Países seguem os padrões vigentes da FCI , mas os Estados Unidos não...a diferença básica entre eles é que no padrão de cada raça os cães tem diferença no tamanho e no peso, consequentemente... os Americanos permitem e exigem um cão maior e mais pesado mas, ainda assim existe um máximo e um mínimo para cada um. Ou seja, se você reparar vai ver que o Americano "folgado" quer palpitar nas caracteristicas de um cão cuja origem nem deles não é !!O cúmulo da folga !

Como funcionam as exposições:

Os cães entram em pista para o julgamento separados inicialmente por classes. As classes são definidas por idade, sexo e títulos. Primeiro vão as fêmeas, de todas as idades e títulos , e depois os machos. São assim,

_Filhotes Iniciais - de 4 meses a 6 meses

_Filhotes -de 6 meses e 1 dia a 9 meses

_Jovem - de 9 meses e 1dia a 15 meses

_Classe aberta - cães com 15 meses e 1 dia que não tenham títulos

_Classe Campeonato - Cães que já tem título de Campeão da Raça

_Classe Grande Campeonato - Cães que tem título de campeão e Grande Campeão da Raça

_Classe Veteráno - Cães acima de 7 anos com ou sem títulos.

De cada classe o árbitro escolhe um representante e que fica para a final. Na final os cães vencedores de classe competem entre si, primeiro por sexo para se definir a melhor Fêmea e melhor Macho e depois esses dois vão para a final para disputar melhor Absoluto da Raça. É um pouco mais elaborado que isso mas, resumindo é isso.

Nas exposições especializadas só competem cães da mesma raça de um mesmo grupo. E, nas exposições gerais competem cães de todas as raças e de todos os grupos então a final é feita por eliminação primeiro são eleitos os melhores de cada raça, que competem entre si por cada grupo, então são eleitos os melhores de cada grupo e para a final vão 11 cães que disputam entre si e deles saí o " BEST IN SHOW " , Melhor da Exposição.

Normalmente as exposições gerais tem mais de 800 cães participando. Ter um cão BIS é o objetivo de todo criador.

Existem outros títulos promocionais de beleza, as exposições tem uma forma diferente em cada parte do mundo, na America Latina é diferente da America do Norte e as duas são diferentes da Europa, mas o melhor da exposição sempre haverá, este é o objetivo. Bom...é isso.

Tá resumido mas acho que deu para entender. Se você quiser saber mais sobre isso, como eu disse tem sites muito completos para pesquisar, o da CBKC e o da FCI e o AKC.

Só mais uma curiosidade, o Brasil tem duas raças reconhecidas pela FCI são elas o TERRIER BRASILEIRO (FOX PAULISTINHA) e o FILA BRASILEIRO.

Quanto aos meus cães, sim tenho vários, não só esses de raça que falei mas, tenho alguns sem raça definida, os famosos Vira-latas que fazem parte do meu mundinho, logo mais ele vão figurar o Bloguinho. =P