11/06/2007

A loira mais famosa de Hollywood.

A Loira mais Famosa de Hollywood.

Você já ouviu falar nela, eu sei..
a Lassie!
Então hoje vou falar dela... Lassie todo mundo sabe quem é , toda pessoa que gostava de cães principalmente crianças de décadas atrás, tinha o sonho de ter uma Lassie. Eu não era diferente, também sonhava com isso.
Hoje eu tenho várias Lassie , na verdade como eu já falei aqui , eles são cães da Raça Collie de Pêlo Longo e os meus são cães machos e fêmeas e são cães de exposição.
Não sei quantos de vocês sabem da verdadeira estória do cão que deu vida ao personagem Lassie, então vou contar para vocês.
PAL era o nome do collie que pela primeira vez encenou o personagem Lassie. Era um cão macho que apareceu na vida de um adestrador chamado Rudd Weatherwax. Ele preparava animais para atuar em filmes e comerciais em Hollywood, e a estória é assim...
A primeira Lassie era um macho chamado "Pal". Esse cão era um cão muito "animado" e dificíl ,segundo o dono e foi levado para um adestrador (que também trabalhava com cães de filmes e comerciais) para ser adestrado. Ele tinha vício de correr atrás de carros entre outras coisas. E, apesar de ter feito aulas, o dono não ficou satisfeito com a evolução de Pal, para pagar a divida com o adestrador e se livrar do "problema" ele ofereceu Pal como pagamento... é claro que o adestrador aceitou, pois reconhecia em Pal todas as qualidades que um cão de cinema deveria ter.
O adestrador era Mr. Rudd Weatherwax, ele preparou Pal para desempenhar o papel de "Lassie" que se tornou um ícone canino mundial. Seu filho Bob Weatherwax, apesar de ter acompanhado e participado desde criança o trabalho do pai, assumiu apenas após sua morte em 1985, eles prepararam varias gerações de Lassie para os filmes.
Pal virou estrela e a familia collie de Pal , seus filhos, foram preparados para assumir seu papel de Lassie com o passar dos anos. Depois de Pal, varios outros machos foram usados, os machos estavam sempre mais exuberantes de pelagem e eram maiores, vamos dizer assim...eram Lassies mais lindas, melhores para representar Lassie. E as fêmeas da familia continuavam produzindo as próximas gerações de Lassie. A Lassie tinha uma marcação caracteristica na cara, conhecida como blaze, e nas ninhadas eles separavam os filhotes com essas caracteristicas para dar continuidade ao personagem. Até hoje apenas uma collie fêmea foi usada nos filmes, foi um em que ela , a Lassie aparecia com seus filhotes, essa era realmente uma fêmea.
Até hoje o trabalho desta familia e os dencendentes de Pal é feito. Eles fazem um belo trabalho, em todo o território Americano, com crianças em hospitais, orfanatos, etc...
E recentemente foi feito mais um filme de Lassie, este último foi rodado com tratamento de imagens e todo o contexto, remete para o rpimeiro filme original de Lassie. Vou colocar aqui o vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=UhRU1qBc-ko
O antigo proprietário de Pal, não tem seu nome citado em lugar nenhum , merecidamente. Não se sabe quem era o infeliz...ele deve ter ficado muito arrependida quando viu no que o seu collie problemático se transformou...

A origem da raça collie é incerta e centenária, seu País de origem é a Grã-Bretanha, mas propriamente a Escócia e sempre foi criado para pastorear os rebanhos de ovelhas dos Highlanders. Quando caiu nas graças da realeza Britânica se tornou conhecido mundo afora, ele foi o cão preferido da Rainha Vitória e é até hoje um cão reconhecido mundialmente por sua beleza, docilidade , inteligência,responsabilidade e caráter confiável.

Nenhum comentário: