07/10/2007

na cachaçaria do Embú das Artes

O dia foi ótimo, mais uma vez estive com a amiga Ivone e juntas fomos ao Embú das Artes.
Almoçamos juntas, eu , a Samanta minha irmã e a Ivone e fomos bater perna no Embú.
Hoje descobri uma coisa sobre Ivone, ela não é Portuguesa de nascimento mas, sim Africana de Moçambique. Mas, já morou em tantos lugares na vida dela que poderia ser considerada Cidadã do Mundo!
Visitamos várias lojas e entre elas uma cachaçaria, provamos várias "pinguinhas" (leia-se, provamos não tomamos...ahahaha, senão não voltavamos para casa).
O motivo da visita a cachaçaria foi interessante, primeiro paramos em uma barraquinha de "souvenirs" Brasileiros e compramos umas camisetas com aquelas estampas de natureza do Brasil etc, mas entre elas eu achei uma super legal que mostrei a ela e, concordando comigo que teria uma pessoa a quem presentear , comprou essa em particular.
Sim, porque esta camiseta é sem dúvida uma camiseta com um certo humor que não poderia ser dado a qualquer pessoa na Suiça (lugar onde ela mora já alguns anos), os Suiços não tem humor para entender aquilo. É uma camiseta branca, cheia de limões inteiros, as metades e aos pedaços formando uma moldura na frente da camiseta e dentro desse espaço, a receita de nossa tradicional "Caipirinha" =P
Uma coisa até gostosa de se ver.
Bom, daí que ela se animou e resolveu que compraria uma cachaça para levar e entregar junto com a camiseta. Achei a idéia dela super legal, até penso em aproveitar quando for oportuno.
Vimos, enquanto andavamos por ali, uma exibição das "pastorinhas" , que eu não entendo bem mas, que tem a ver com uma comemoração religiosa da Igreja católica , e que parece ter suas tradições nos sertões do Brasil. Tem uma foto aí, se alguém souber e quiser passar a informação, fique à vontade.
Então andando pela ruazinhas do lugar, vi uma loja com doces típicos do interior e de Minas Gerais e ali também havia várias "pinguinhas". Entramos para comprar...
Então esta visita rendeu outro conhecimento , uma coisa que eu já sabia mas, nunca havia comprovado. Degustamos várias pinguinhas e daí veio a comprovação a que me refiro.
Vocês sabiam que existem vários tipos de cachaça e que elas são , a princípio, como vinho e "whisky"?
Elas tem tempo de maturação, tipo de barril onde é conservada ou seja, de qual tipo de madeira o barril é feito (estou falando de árvores nativas ) , se existe alguma coisa misturada a cachaça, eu provei uma de "bananinha"...um cheiro muito bom e um líquido amarelo e encorpado, meio adocicado, e provamos outras. Dependendo das caracteristicas que citei o sabor e o aroma mudam.
Também soube que caipirinha só se faz com cachaça branca e se a bebida tiver cor diferente é porque ela é envelhecida...quanto mais amarela mais envelhecida é.
Ivone acabou comprando uma bela garrafa de cachaça branca, fabricada em São Paulo ...sim, digo bela garrafa pois é uma garrafa tipo alongada e elegante, uma coisa que se faz apreciar...fez uma boa escolha em minha opinião.
Passeamos por outras lojas lindas, compramos mais algumas coisinhas e paramos para tomar um suco de abacaxi com laranja (Delícia! ) em um dos quiosques enquanto ouviamos um reggae nacional e na sequência um samba de enredo que tocava ali ao lado onde se formava um grupo super alegre, em um dos vários barzinhos da região. Na saída da feira, paramos no quiosque dos doces Brasileiros e encerramos nosso passeio de uma maneira bem doce!
Amanhã é o último dia dela aqui em São Paulo, depois segue viagem para Chapada Guimarães e, vai deixar saudades...uma amiga muito querida ela.
Boa semana a todos!
<

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Cintia!

Esta semana tive muita coisa pra fazer e acabei nem tendo tempo para entrar no MSN. O Stein e o Gjermund estão em Campos do Jordão, e depois vão para o Rio de Janeiro e voltam para São Paulo um dia antes de voltarem para a Noruega. A Cris de deixou umas coisinhas, e ela quer que eu te entregue umas coisas também... infelizmente dicionário só tem um, e ele é meu, hehehe! Mas agora nosso estudo de norsk vai ficar bem melhor! Bom, depois a gente se vê e eu te entrego as coisinhas, a gente se fala depois!

Beijos,

Leo.