09/01/2008

Fada dos Dentes

Esta postagem é especial e importante e , acredito que do interesse de todos, principalmente aqueles que tem crianças pequenas em casa, ou que num futuro terão.
Então presta atenção, vamos falar de 'Dentes de Leite'.
No ano passado, ainda na época de correria no meu trabalho, digo isso pois parece que graças ao 13º salário, todos querem colocar a 'boca ' em dia no final do ano.
Todo mundo corre fazer todo tipo de coisa no dentista, incluindo próteses para comer 'perú' no Natal e 'tender bolinha ' no Ano Novo!
Não reclamo, pois apesar de virar uma loucura é a época que mais trabalho e por conseqüência ganho mais din-din.
Em um desses dias, enquanto esperava o dentista liberar um paciente para a gente conversar sobre o trabalho, presenciei uma conversa entre uma mãe e a secretária de um dentista.
A mãe estava tratando os dentes dela e o filhinho estava junto, nisso ela falou para a secretária:
"Ele tem uns dentes estragados aqui mas eles são de leite e precisa por aparelho" - falou isso e mostrou os dentinhos do muleque, e falou:
"Mas a gente faz isso no ano que vem, os dentes dele são de leite".
Daí a conversa seguiu um caminho comum.
A maioria das pessoas não sabe da importância dos Dentinhos de Leite.
E, é isso que eu vou falar aqui, espero que vocês leiam até o final e passem essas informações adiante, pois elas são a base para um sorriso infantil ( e um futuro sorriso adulto ) saudável e bonito.
Primeira coisa, e talvez a mais importante...
Dentes de leite devem ser tratados clínicamente assim como os dentes permanentes.
Isso porque os dentes de leite são na verdade, âncora e guia dos dentes permanentes, esses primeiros dentes que nascem em nossa boca na nossa primeira infância tem tempo certo para nascer e para cair.
Se qualquer das duas coisas acontecerem fora do tempo correto, toda 'a programação' dos dentes permanentes fica bagunçada.
Se os dentinhos de leite nascerem antes do tempo, a mamãe tem que ter o cuidado de higienizar os dentinhos e boca do bebê, pois caso não faça, o bebê terá a 'cárie de mamadeira' e consequentemente perderá os dentes de leite bem antes do previsto, além de sofrer pois dentes de leite cariados causam dor sim, além do mau-hálito e bactérias que podem dar doenças e infecções nas gengivas.
Como fazer essa higienização é muito simples, embora dê certamente um trabalho extra.
Com uma gaze enrolada no dedo indicador, a mamãe molha essa gaze em água filtrada e passa com cuidado e delicadamente o dedo em todos os dentinhos, bochechas e língua da boca do bebê.
A idéia e limpar os resíduos do leite.
Bebês que tem a erupção dos dentinhos de leite antes do tempo normal, perdem esses dentinhos antes do tempo também, por isso é importante preservar o máximo possível. Já as crianças que tem a erupção dos dentes de leite em tempo correto, essas tem que ter os mesmos cuidados.
É importante que os pais estimulem a criança desde cedo a escovar os dentinhos e, assim que for possível o uso de fio dental e de enxagüatório bucal também.
É importante desde cedo que a criança visite o dentista, para que não adquira medos e traumas, pois no futuro isso vai fazer toda a diferença para um adulto.
Por isso, leve suas crianças à dentistas legais, que tenham paciência, claro que boas indicações devem ser seguidas, mas o mais importante nesse caso, é que o dentista seja ele mesmo paciente a ponto de atender a criança, perder alguns minutos a mais com ela se for o caso e interagir sem forçar nada.
Tem vezes que até é legal ir apenas para sentar na cadeira do dentista e deixar ver os dentinhos, talvez até espirrar água e ventinho nos dentes sem fazer nenhum tipo de tratamento...não sei se vocês estão entendendo a importância dessas coisas mas, acreditem é importante!
E, o dentista legal não vai se importar de fazer essas coisas. Pois a criança deve ter confiança naquele cara antes de deixar mexer nos dentinhos.
É verdade que toda criança só vai ao médico para se chatear...tomar injeção, tomar remédio, etc.
É verdade que toda criança vê o dentista como médico...enfim, tem a mesma finalidade.
Bom, voltando a clínica...
Os dentes de leite são aqueles que dão âncoragem e rumo para aqueles outros que virão depois.
Sendo assim, não é difícil entender o que acontece quando se perde um dente de leite antes do devido tempo.
A primeira coisa que acontece é que, o dente permamente perdendo sua âncora, ele fica sem saber quando é a vez dele de 'aportar'...fica perdidinho no tempo de ir 'descendo' para a boca.
E, por conseqüência, ele perde também o rumo...ele pode descer para a boca em qualquer lugar, e não onde realmente deveria.
É assim que os dentes vão entortando e é assim que nos vemos obrigados a colocar aparelhos para deixar a boca menos 'bagunçada' em nosso sorriso...e é assim que gastamos um monte de dinheiro em tratamento ortodôntico.
Perceberam que é um cíclo onde, um depende do outro e por isso mesmo devemos ter cuidados desde nosso primeiro dentinho...
Assim devem fazer os papais e mamães.
Portanto, se eu estivesse conversando com aquela mamãe, eu teria explicado todo esse processo para ela entender que os dentes de leite devem ser escovados, tratados e muitas vezes restaurados, para que o filho dela não tenha mau-hálito, não tenha doenças causadas por bactérias bucais (ínclusive essas bactérias causam problemas de coração, sabia?) , não sinta dor por causa de dentes cariados e...tenha um lindo sorriso no futuro.
Mas, felizmente ela teve algo parecido com a orientação da secretária...só não sei se ela entendeu a importância da coisa ou se ela só pensou que a secretária estava querendo ajudar o patrão a ganhar dinheiro.
De qualquer forma, aqui estão mais algumas dicas:
Chupeta não é prejudicial se for utilizada na primeira infância e o modelo correto, ela até ajuda a desenvolver a mandíbula.
Mamadeira deve ter o bico com furinho bem pequeno, maior esforço na sucção também ajuda a desenvolver a mandíbula (leia-se ossos da face , osso mandíbular e osso maxilar).
Mas, o que mais ajuda e dá estimulo para o desenvolvimento da mandíbula é a amamentação da mamãe. Mamãe capricha...ninguém quer que seu bebê seja um sem 'queixo' igual ao Noel Rosa.
Quando a criança começar a comer, faça de tudo para que os alimentos sejam em tamanho não muito grande, geralmente criança não mastiga mesmo e vai tudo inteiro para o estômago...então facilita. Mas, pega no pé para mastigar, é bem cedo que aprendemos a deglutir.
Caso você repare que a má deglutição é por conta dos dentes, procuro o dentista.
Caso você repare dificuldade na fala, ou dificuldade em pronunciar palavras ou letras, procure o dentista também, além do fonoaudiólogo...geralmente problemas de fala estão interligados com posição de língua e posição de dentes.
Se a criança tem hábito de sugar os dedos, fica de olho! Esse hábito trás serias conseqüências como dentes tortos, língua fora do lugar adequado e deformação dos ossos da face e da boca!
Bom, para cuidar dos dentes não precisa de muito, basta alguns minutos por dia .
Para ter um sorriso bonito e dentes saudáveis não podemos ter preguiça, temos que usar fio dental, escovar direitinho e usar enxagüatório bucal sim, e alguns cuidados alimentares também valem.
E, certamente chegar a 'melhor idade' com quase todos os seus dentes na boca não tem preço!
=P

3 comentários:

Denynha disse...

eu tenho horror a dentista rs rs...
adorei o texto, vou imprimir e mostrar pra minha tia, q tem uma nenem de quase dois anos...bj bj

Anônimo disse...

Que bom que você achou importante e util Deny!
beijo para vc..

Anônimo disse...

Muito bom o texto, parabéns.
É pena as vezes não se dar mais importância à dentição de leite. As vezes digo para a mãe do meu bebê que se toda gente cuidasse como ela dos dentes do meu filhote daqui a 10 ou 15 anos eu não tinha mais trabalho :-)