04/05/2009

a metade da laranja

Sei que voce já ouviu essa frase.
A tempos que isso me incomoda. Não entendo como a maioria de nós consegue achar que isso faz sentido. Assim, é certo pensar que somos apenas a ' metade ' de alguma coisa e que para ser inteiro precisamos encontrar a metade que esta faltando? É certo achar que sua felicidade e todas as outras coisas que um ser completo tem esta dependendo de um outro alguém que por certo também é um ser pela metade? E, diga-se a verdade... a gente lá tem ideia de quem é o tal elemento ' metade ' de alguma coisa para te completar?
E, muitas vezes pensamos ter achado o tal elemento e damos sempre com a triste realidade de que aquele sujeito (a) não estava nem ai para sua ' metade da laranja '... é só acumulo de decepção.
Ontem em uma conversa franca com um amigo de muitos anos, o assunto relacionamento e casamento veio à tona. Confesso que no começo da conversa eu pensei: - a tá bom, só mais uma versão masculina dos fatos. Ele já é casado a alguns anos e falou algumas coisas que , apesar de ser realmente uma versão masculina dos fatos, começaram a fazer algum sentido para mim. A conversa foi longa mas, ele me disse 3 coisas que ficaram na minha cabeça e quero escrever aqui. Na verdade as coisas que ele falou foram bem úteis para mim, percebi que tenho cometido alguns erros desnecessários e que isso tem afetado de forma negativa qualquer relacionamento que eu tenho, isso incluí o familiar também.
1- todas as pessoas tem defeitos e ninguém é mais culpado do que o outro quando as coisas dão errado, e dos problemas da vida. A gente é que tem que aprender a contornar situações e, tentar não piorar as coisas. - fato.
2- tenha sempre paciência, o mais que voce puder. Normalmente as coisas se acalmam e daí tudo fica bem, sem paciência voce explode logo de cara e o que poderia ser simplesmente um mal entendido vira uma briga. Seja sempre companheira, se a gente casa não é para viver sozinho nem para se virar sozinho. Casamento exige cumplicidade, companheirismo e paciência!
3- Não cobre demais numa relação, a vida da gente já é bem difícil e as cobranças existem a todo momento, imagina se voce ficar cobrando demais ... ai não dá, ninguém aguenta isso !
Bom, das coisas todas que ele falou, isso ficou para ser pensado porque eu sei que cometo esses erros. Espero conseguir melhorar , estou me policiando para que eu não seja mais a pessoa injusta que eu talvez tenha sido e por certo , muitas vezes.
E, no final ganha quem soma ... não quem se completa. Porque o individuo que é só uma metade em busca da outra é menos do que um ' inteiro ' . O inteiro se soma, acrescenta e sempre fica mais , são dois não apenas um.

Nenhum comentário: