10/05/2009

Santo de casa não faz milagre

Gente a coisa esta feia, ás vezes tenho a sensação de que estou vivendo as Dez Pragas do Egito por vários motivos que nem vou nomear aqui. Mas quero usar essa postagem para fazer um alerta a todos que tem animais de estimação , principalmente fêmeas e, principalmente cachorras.

Se voce tem acompanhado alguma de minhas postagens sabem que eu tenho vários cães e que muitos deles eu recolhi das ruas, cuidei e os que eu não consegui doar após recuperar, acabaram ficando aqui mesmo em minha casa. Sempre estes cães vem em péssimo estado, e sempre depois de recuperados os animais são esterelizados. Mas por vezes o tratamento é mais demorado e o cão também não esta em condição de passar por cirúrgia, e isso atrapalha o cronôgrama e acaba resultando em situações que fogem do controle como essas que eu falei aqui. Ultimamente, tenho tido um susto atrás do outro e mesmo tendo quase uma vida inteira de convívio com os cães eu ainda preciso perceber melhor certas coisas.

Mas , vou ao ponto que dá importância a esta postagem, fêmeas devem ser castradas quando não vão criar, porque sempre há o risco de elas desenvolverem uma piometra e se isso acontece , inevitávelmente voce terá que fazer uma cirúrgia de emergência e ainda correndo o risco de perder seu animalzinho por complicações decorrentes. Eu, apesar de todos esses anos de experiência, acabei negligenciando uma de minha fêmeas que estava sempre super bem de saúde, me preocupando com os cães de rua acabei deixando uma de minhas collies sem castrar, mesmo ela não criando mais. Esta velhinha chamada Lua , quase 15 anos , esta super bem para a idade, mas hoje tive que sair correndo com ela, pois piometra é de um dia para o outro praticamente, para fazer uma tentativa de dar uma sobrevida à ela... sim porque se voce não opera morre e com essa idade se voce opera corre o risco de morrer também, e ai estava eu 'entre a cruz e a espada' mas, parece que enfim esta tudo bem com ela e tudo vai dar certo!

Então amigo (a) , voce que tem uma cachorrinha de estimação, não deixe de castrar, isso é o melhor para a saúde dela, pois o problema surge do nada, rapidamente toma proporções e muitas vezes chegamos tarde!
* Aqui Lua antes da cirurgia , já com o pré anestésico especial para cães idosos, por isso já esta dormindo e com soro na veia , todo o protocolo feito para cães velhinhos.

Nenhum comentário: