06/07/2009

Proteção de cães e gatos - Probem

Os cães e gatos de São Paulo receberão um cuidado maior com o Programa de Proteção e Bem-estar de Cães e Gatos ( Pro-bem) , lançado pela prefeitura. A iniciativa amplia e descentraliza o atendimento a esses animais domésticos, além de incentivar sua adoção e conscientizar a população paulistana sobre os cuidados necessários com eles. O Probem cria o Núcleo de Proteção e Bem-estar, que assumirá as funções de acolhida e doação de animais domésticos, atividades atualmente desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses ( CCZ ). O local deve ser entregue no começo de 2010, com investimento de R$ 1,3 milhão. O CCZ continuará responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais ao homem, recebimento de animais doentes e sem dono e por seu tratamento. Além disso, terá seu laboratório reformado.
O Probem foi lançado pelo prefeito de Sâo Paulo e pelo secretário municipal da Saúde, que assinaram o decreto que institui o programa durante cerimônia realizada no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura. "Este programa veio para estar ao lado dos animais, principalmente daqueles que precisam da nossa proteção, que são indefesos e estão sendo agredidos , e que, infelizmente, não tinham até hoje programas específicos " , afirmou o prefeito Kassab. O secretário da Saúde, Januario Montone destaca que o mais preocupante é a quantidade de animais abandonados nas ruas. "Precisamos levar essa discussão para a sociedade. Esses animais tem de ser cuidados e não podem ser simplesmente descartados, ou nós criaremos um ciclo insolúvel" , defende o secretário. Segundo ele , as regiões Norte , Sul, Leste e Oeste receberão unidades do CCZ e do Núcleo de Proteção e Bem- estar. Isso possibilitará a descentralização dos serviços de atendimento em núcleos regionais e o desenvolvimento de ações específicas de acordo com as necessidades de cada região. Está prevista também também a ampliação do quadro funcional, com a nomeação de 80 veterinários e 67 biólogos, que atuarão em ações de controle e vigilância de zoonoses. haverá ainda a ampliação do programa de controle reprodutivo, com o credenciamento de novas clínicas veterinárias. A meta inicial é passar das atuais 41 mil castrações por ano para 100 mil. O Registro Geral Animal ( RGA ) , obrigatório na cidade de São Paulo (Lei n° 13.131/2001) para cães e gatos, passará a contar com o reforçode um sistema informatizado de registro, já em fase de desenvolvimento, com o uso de chip eletrônico para facilitar a identificação de animais. A medida é importante para a recuperação de animais que fogem de casa e também para o controle de doenças e não acarretará custo adicionais para o dono de animais.
Campanha e site
Com o objetivo de conscientizar os paulistanos sobre a posse responsável, o Probem promoverá uma campanha publicitária em TV , rádio , revistas e internet cujo tema é "Não abandone aquele que nunca vai abandonar voce".
Além disso , o site do programa disponibiliza um sistema de busca de animais para adoção de acordo com suas características e apresenta todos os detalhes da iniciativa. O site mostra as fotos de todos os animais disponíveis para adoção, com dados como idade, raça, porte e pelagem.
O portal explica detalhadamente o que é a pose responsável, com informações sobre cuidados com os animais e doenças transmitida. O usuário pode acessar também informações sobre RGA, castração, feiras de adoção e curiosidades.
Além disso , há uma área dedicada a educadores , com um manual gratuíto sobre prevenção contra agressões a cães e gatos. Esse material foi produzido para que o professor aborde o tema em sala de aula.
" Da Redação - Gazeta da Zona Leste - 5 a 11 de Julho de 2009. "
Não preciso nem dizer o quanto essa publicação me deixou feliz !
Agora vamos esperar os frutos dessa iniciativa da prefeitura de São Paulo. Parabéns Prefeitura !
Aproveitando, na TV já esta sendo veículado o informativo, e anote esse telefone 156 , e o site

http://www.prefeitura.sp.gov.br/probem , mas voce pode acessar o site pelo bloguinho.

Nenhum comentário: