03/04/2010

Fairieland Team - Doação de Sangue

Voce pensa que só gente doa sangue? Não é assim não...
Pouco praticada, muita certamente por falta de informação do que por falta de interesse, a doação de sangue animal é um ato que precisa ser incentivado e, aqui no Bloguinho até campanha tem!
Quando um animalzinho sofre algum sério acidente ou ainda quando é acometido por alguma doença que destrói o sangue, ele precisará receber sangue de outro animal. Daí o despero do dono chega ao máximo porque além de ser muito caro, o sangue muitas vezes é artigo raro. Claro que, se é difícil de achar, o produto se torna caro.
Então por isso da importância da doação. Quando o banco de sangue animal esta com estoque , mais rápido e eficaz se torna o tratamento do cãozinho ou gatinho que precisa dessa doação. E, mais barato fica para o proprietário do animalzinho em tratamento.
Em geral, existem clínicas que fazem internação , nesses lugares e em laboratórios de diagnóstico para animais voce encontra locais para coleta do sangue. O procedimento é simples, e quanto mais o doador for comportado , a doação é rápida e praticamente indolor. Inicialmente, os veterinários que irão colher o sangue do animalzinho que é doador, retiram uma amostra colhida na veia da perninha, esse material vai para análise pois, o doador ganha um hemograma , assim voce sabe que seu bicho é "sangue bom" !
Em seguida, é coletado o sangue por meio de uma agulha um pouco mais grossinha e, é da veia do pescoço que se retira o sanguinho que salvará a vida de um outro animalzinho. Seu peludo vai sofrer apenas uma picadinha e pronto, enquanto isso algum outro peludo terá a oportunidade de ser e fazer alguém feliz por mais alguns anos, não é lindo??
Nos cães e gatos , a coisa funciona do mesmo jeito e, não existe tipo sanguíneo como nos humanos. Neles a coisa é assim, o sangue é compatível ou não. Mas, se um não for compatível, outro é... nunca se perde!
Para doar sangue é necessário que o cão ou gato tenha mais de um ano de idade, estar saudável e tenha peso ideal e as fêmeas não podem estar prenhes ou no cio , tem que ter vacinação em dia e não podem ter histórico de certas doenças. Todas as informações para poder ser doador voce encontra no local de coleta.
Essa semana levei 3 dos meus cães que se encaixavam no peso ideal e fizemos a doação. Um amiguinho canino precisava de sangue e pelo menos um dos meus tinha sangue compatível. O amiguinho esta melhor agora e, as outras bolsinhas de sangue que doamos ficaram lá para algum outro peludo que precisar. A equipe que fez a coleta, lá no Pet Center Marginal foi super bacana e, foram muito gentis com meus bichos, tiramos fotos para blogar e eles deram o maior apoio , nossas fotos inclusive serão expostas no mural da clínica para, justamente , incentivar o ato.
Vejam aqui algumas das fotos :
Na recepção enquanto esperavamos , a coisa toda já se tornou um "evento" . Até os veterinários queriam tirar foto com os lindões !
=D
Nessa última foto, o time estava atento esperando a recompensa. Por ter ajudado outros animais, eles ganharam guloseima servida em pratos indivíduais e, a equipe adorou o comportamento deles, como eu sempre digo, Collies são a elite canina !
Obrigada por ler e Boa Páscoa à todos voces! ( Igor, especialmente à voce , nosso carinho! ..bj)
DOE VIDA !

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada querida ...
boa pascoa a vcs /iG/bj...

KaTh.LoiSe disse...

Realmente é pouco praticada por falta de informação, antes de ler seu post não tinha ideia de que bicinhos de estimação podiam doar sangue. Parabéns pelo seu post e pelo blog! ^^

Tin disse...

Obrigada pela visita kath.Loise e sim... tem muita coisa que os bichnhos fazem por nós e por eles mesmos que a maioria não tem ideia... animais são sempre maravilhosos!

Voltei sempre que quiser, beijo!